Editorial

Mais uma edição da Revista Quimera no ar. 

Cenas. 

Nosso trabalho clínico está envolto nelas. A cena edípica, a cena traumática, a cena fantasmática. A cena presenciada na sessão, atualizada na relação conosco. A cena que nos apresentam. E nosso trabalho para construir a cena por trás da cena;

O que há por trás de uma cena de uso? Nossa entrevista com Luana Malheiro, antropóloga que se debruçou por várias delas, contorna esse tema. A contribuição para a clínica que vem das etnografias é inestimável, nessa tentativa de traduzir narrativas e histórias, de criar pontes. 

O foco se volta para aqueles que trabalham no cuidado de pessoas que usam drogas no texto de Gustavo Chiesa Gouveia do Nascimento e Gabriela Galvão Albuquerque. A partir  de seu trabalho de supervisão institucional em um CAPS AD, os autores nos apresentam uma visita a um por trás das cenas clínicas do cotidiano do serviço. Trazem uma contribuição importante para desafios frequentes do trabalho nestes dispositivos, passando pelos sentimentos de manipulação e perversão.

Se a transmissão da prática é por suas cenas, temos um lançamento duplo, ambas contribuições corajosas de analistas experientes que documentam vividos de seus percursos.

Diva Reale dirige essa conjugação de maneira bárbara ao nos trazer uma montagem clínica sobre ética e educação, da sua trajetória profissional a construção d’O Barato no Divã. Já Maria de Lurdes de Souza Zemel, dialogando com o teatro, narra encontros e debate as diversas formas de comunicação presentes em um trabalho marcado pelas atuações, pelos acting outs e passagens ao ato. 

Como não poderia faltar em uma edição com este tema, Rodrigo Alencar nos traz sua análise do filme Trainspotting 2 de Danny Boyle. Aponta que, em contraposição às narrativas, comuns a outras obras cinematográficas, de uma trajetória de fundo do poço ligada ao uso de drogas, esta produção leva o debate para as cenas de não-uso e as respostas que as personagens tentam dar para seus conflitos e frustrações.

Por fim, em homenagem aos filmonhas, a coluna Drogas Be-a-Bá convidou o  neurocientista e pesquisador da cannabis Renato Filev para nos informar sobre a maconha, seus diferentes componentes, efeitos e usos, sem deixar passar o debate imprescindível sobre regulação e política de drogas.

Boa Leitura

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*